AJS Nordeste lança projetos virtuais em tempos de pandemia

Publicado em 25/05/2020 | Atualizado em 27/05/2020 | Por: Rhaldney Silva

Objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil e o carisma salesiano entre os jovens de diversas casas salesianas.


Neste período de isolamento social, causado pela pandemia do novo coronavírus, eventos, atividades religiosas e encontros formativos precisaram ser adiados por conta dos altos índices da doença no Brasil. Tudo precisou se reinventar. A articulação da Juventude Salesiana (AJS) do Nordeste não ficou para trás e elaborou projetos com o intuito de unir os jovens de todas as casas da região. A internet e os aplicativos de reuniões se tornaram espaços de formação, animação e testemunho do carisma salesiano.

O primeiro projeto adotado e aprovado pelo conselho inspetorial da AJS Nordeste foram as lives da quinta-feira. Um jovem da Inspetoria São Luiz Gonzaga e outro da Inspetoria Maria Auxiliadora montam uma transmissão ao vivo no instagram da AJS e debatem sobre diversos temas e sobre a realidade local de cada articulação. Em uma hora de conteúdo, o espirito salesiano deixado por Dom Bosco e por Madre Mazzarello invade a plataforma digital e conquista diversos jovens que estão presentes no momento. Até agora, a live contou com a participação das presenças salesianas de Juazeiro do Norte, CE; Petrolina, PE; Salvador, BA; Natal, RN; Caetés, PE e Baturité, CE. O objetivo é inserir todas as casas do Nordeste até o fim da pandemia.

Outro projeto que já fez sucesso entre os jovens salesianos foi a “AJS Conectada”. Diferente da live da quinta-feira, o momento formativo e de compartilhamento de experiências é realizado em um aplicativo de reunião. O primeiro encontro ocorreu no dia 16 de maio e contou com a presença dos jovens de Pernambuco, da Paraíba, do Ceará, de Sergipe, de Alagoas e do Piauí. A ideia partiu da AJS João Pessoa e é realizada todos os sábados, a partir das 20h. A atividade também conta com a presença e o apoio de padres, religiosos e religiosas das inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco e das Filhas de Maria Auxiliadora.

“A AJS Nordeste propõe estes dois grandes momentos tendo uma única finalidade, levar os jovens a uma convivência virtual. Com a realização dessas atividades queremos levar os participantes a questionarem sobre suas vidas, atitudes, ações, refletir, de fato, o protagonismo juvenil dentro do carisma salesiano. Motivados pelo quadro referencial da Pastoral Juvenil Salesiana queremos propor para a juventude uma construção da própria personalidade, tendo Cristo como referência fundamental”, afirmou o delegado da AJS Nordeste, padre Renato Jorge, SDB.

AJS local

Atividades que propagam o carisma salesiano também estão movimentando os jovens das diferentes casas da Inspetoria Salesiana do Nordeste nas lives dos perfis locais de cada articulação. No instagram, por exemplo, estão sendo realizados novenas em honra a Nossa Senhora Auxiliadora, louvores e missas transmitidas pela internet. O intuito é ajudar os integrantes a se manterem firmes na caminhada juvenil. A criatividade vem conquistando as redes sociais e ganhando o coração dos jovens do Nordeste brasileiro.

Fonte: Boletim Salesiano

Veja Também

Capitulares elegem da Conselheira das Missões

No dia 8 de outubro de 2021, as Capitulares elegeram Conselheira das Missões do...

Irmã Leslie é eleita conselheira para a Família Salesiana

No dia 7 de outubro de 2021, as Capitulares elegeram Conselheira da Família Salesiana...

Eleita a Conselheira para Pastoral Juvenil

Irmã Runita permanece no cargo Em 7 de outubro de 2021, foi eleita Conselheira...

Nova conselheira para a Formação é eleita

A brasileira foi eleita para o âmbito da Formação no Instituto das Filhas de...