“Por um dom do Espirito Santo e com a intervenção direta de Maria, São João Bosco fundou o nosso Instituto como resposta de salvação às profundas aspirações das jovens. Transmitiu-lhe um patrimônio espiritual inspirado na caridade de Cristo Bom Pastor e imprimiu-lhe um forte impulso missionário.”

Somos uma família religiosa nascida do coração de São João Bosco e da fidelidade criativa de Santa Maria Domingas Mazzarello. Dom Bosco escolheu esse nome porque nos quis como um monumento vivo de gratidão a Maria.
Em Turim a escolha de Dom Bosco de fundar uma instituição em favor das jovens resultou da solicitação de várias pessoas; da constatação do estado de abandono e pobreza em que muitas jovens se encontravam; do contato com vários Institutos femininos; da profundidade da sua devoção mariana; da confirmação do Papa Pio IX que o encorajou nessa direção; por repetidos “sonhos” e fatos extraordinários que ele mesmo contou.

Contemporaneamente, em Mornese, nas colinas do Monferrato, a jovem Maria Domingas Mazzarello animava um grupo de jovens que se dedicavam às garotas da cidadezinha, com o objetivo de ensinar-lhes uma profissão, mas, sobretudo com a determinação de orientá-las à vida cristã.
A certa distância um do outro, dois sinais no mesmo comprimento de onda mandavam uma idêntica mensagem: devia surgir também para as meninas e as jovens o ambiente educativo que já existia em Turim-Valdocco, para os meninos, criado por Dom Bosco. Maria Domingas Mazzarello foi cofundadora no dar vida, forma e desenvolvimento à nova instituição.

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) foi fundado no dia 05 de agosto de 1872, em Mornese (Itália), por São João Bosco e Santa Maria Domingas Mazzarelllo. No início, eram apenas 15 Irmãs salesianas. Hoje, somos em torno de 14 mil Irmãs, trabalhando em 93 países, nos cinco continentes. A nossa Sede geral se localiza em Roma, sendo a atual Superiora Madre Yvonne Reungoat. O Instituto das FMA caracteriza-se, eminentemente, por sua missão educativa, junto a crianças, adolescentes e jovens, fundamentada no Sistema Preventivo, idealizado por Dom Bosco e alicerçado no tripé: razão, religião e amorevolezza.