Nova conselheira para a Formação é eleita

Publicado em 07/10/2021 | Atualizado em 08/10/2021 | Por: Redação CGFMA

A brasileira foi eleita para o âmbito da Formação no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora nesta quinta-feira, dia 7 de outubro.


Até então, irmã Nilza ocupava o cargo de inspetora da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo.

A conselheira da Formação anima e promove a formação integral e contínua das Filhas de Maria Auxiliadora em relação aos valores e às exigências da específica vocação das FMA na Igreja. Acompanha, de modo particular, o período inicial (C128).

Sobre a nova conselheira

Irmã Nilza Fátima de Moraes nasceu no dia 25 de novembro de 1965, em Natividade da Serra, SP, município da Região do Vale do Paraíba. Filha de João Faustino de Moraes e Maria de Lourdes Moraes, foi batizada no dia 10 de janeiro de 1966, pelas mãos do Cônego Higyno Corrêa da Conceição.

No início da sua adolescência, em 1979, foi estudar em Lorena, juntamente com sua irmã Marilza, na chamada Escola Doméstica, com as irmãs salesianas que trabalhavam e residiam no Lar de Idosos São José.

Entre os anos de 1979 e 1981, participou dos Encontros Vocacionais no Colégio do Carmo, em Guaratinguetá, onde foi morar, em 1982, para fazer o seu discernimento vocacional.

No ano seguinte, iniciou, em São Paulo, sua etapa de formação como aspirante, no Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Depois fez o Postulado e, neste tempo, concluiu o Ensino Básico. Em 1985 iniciou a etapa do Noviciado e, no dia 24 de janeiro de 1987, fez a profissão religiosa, indo morar na Comunidade Santa Inês, em São Paulo.

No período de juniorato, de 1987 a 1993, ano em que fez os votos em perpétuo, morou em três comunidades, fez o curso de Pedagogia e exerceu diferentes funções na escola, no oratório e na Pastoral da Juventude Estudantil.

Em 1994, foi morar na Casa de Formação – Aspirantando/Postulado, no bairro Perdizes, em São Paulo, como membro da equipe formadora e trabalhava no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Belenzinho.

A partir de 1998, ainda residindo no Aspirantado, trabalhou no Colégio de Santa Inês até o primeiro semestre do ano 2000, ano em que foi para Roma participar da Jornada Mundial da Juventude. Lá ficou para iniciar o curso de Catequética, na Facoltà di Scienza dell’Educazione Auxilium, por um período de três anos e meio.

No ano de 2004, voltou para trabalhar no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Belenzinho. Atuou com coordenação de turmas, foi professora de Ensino Religioso e coordenadora de Pastoral.

Entre 2006 e 2007, morou em São José dos Campos, na Comunidade do Instituto São José, como membro do Conselho da Casa, assessora da Articulação da Juventude Salesiana do Regional do Vale do Paraíba, professora de Ensino Religioso, coordenadora de Pastoral Escolar e professora de Liturgia no Aspirantado.

De 2008 a 2013 foi membro do Conselho Inspetorial. Mudou-se para Guaratinguetá para assumir a direção do Instituto Nossa Senhora do Carmo e a animação da Comunidade Religiosa. Em 2014, foi para São Paulo, onde assumiu a direção do Colégio de Santa Inês e a animação da comunidade religiosa.

Em janeiro de 2017, assumiu a função de formadora no Aspirantado e Postulado, em São José dos Campos. Na gestão da inspetora irmã Helena Gesser, de 2014 a 2019, foi vigária inspetorial e coordenou a equipe da Formação Permanente da Inspetoria Santa Catarina de Sena, dentre outros trabalhos, como a Animação da CRB do Núcleo de São José dos Campos.

Em 2019, foi eleita inspetora da então futura Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, que abrange os estados de Campo Grande, Santa Catarina, Porto Alegre, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Outras nomeações

Até o momento, já foram eleitas no Capítulo Geral 24 das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) a irmã Runita Galve Borja como conselheira da Pastoral Juvenil; a irmã Leslie del Socorro Sándigo Ortega como conselheira da Família Salesiana no Instituto; e a irmã María del Rosario García Ribas, como vigária geral do Instituto das FMA. Até agora, irmã María del Rosario atuava como superiora da Inspetoria Maria Auxiliadora, da Espanha. Nos próximos seis anos, ela será a primeira colaboradora da madre geral, na tarefa de animar a vida e a fidelidade dinâmica no Instituto das FMA (v. art. 126 das Constituições das FMA). Ela sucede, no cargo e encargo, exatamente à atual superiora geral do Instituto, a irmã Chiara Cazzuola, que foi vigária desde 2014.

Fonte: Boletim Salesiano

Veja Também

Capitulares elegem da Conselheira das Missões

No dia 8 de outubro de 2021, as Capitulares elegeram Conselheira das Missões do...

Irmã Leslie é eleita conselheira para a Família Salesiana

No dia 7 de outubro de 2021, as Capitulares elegeram Conselheira da Família Salesiana...

Eleita a Conselheira para Pastoral Juvenil

Irmã Runita permanece no cargo Em 7 de outubro de 2021, foi eleita Conselheira...

Nova conselheira para a Formação é eleita

A brasileira foi eleita para o âmbito da Formação no Instituto das Filhas de...