Itinerância da Comunidade de Paulo Afonso

Publicado em 10/02/2022 | Atualizado em 16/02/2022 | Por:

“Passemos para outra margem.” (Mc 4,35)

A comunidade da Residência Dom Bosco, depois de 35 ano inserida na cidade de Paulo Afonso/BA, realizou um passo importante em sua caminhada, fazendo neste ano de  2022, a itinerância para a cidade de Juazeiro/BA.

Inicialmente, em Paulo Afonso, as Irmãs formaram comunidade no bairro Centenário. Lá, se uniram ao povo de Deus, comungando de suas lutas, angústias e esperanças. Formaram grandes lideranças e acompanharam de perto as juventudes. Uma experiência que deixou marcas muito profundas e impactos bem positivos na vida do povo.

Em 2014 a comunidade fez itinerância para o bairro Dernival Oliveira (Siriema), localidade marcada pela exclusão, marginalização e tantos outros desafios. Nesta nova realidade, as Irmãs foram fermento na massa, realizando um bonito trabalho de evangelização unindo fé e vida.

Neste ano de 2022, após uma caminhada de discernimento, a comunidade fez itinerância para a cidade de Juazeiro/BA, povo acolhedor e sedento de Deus. Na saída das Irmãs em Paulo Afonso/BA, foram muitas as homenagens e expressões de carinho externalizadas pelas pessoas que acompanharam de perto todo este processo.

A baixo seguem algumas falas que recordam este sentido de gratidão às Irmãs por todo o bem que fizeram nas comunidades onde passaram. 

“A caminhada das Irmãs aqui em Paulo Afonso,  em geral foi muito significativa, foram trabalhos lindos e ações maravilhosas, levaremos sempre no nossos corações tudo que elas fizeram aqui. Foram aprendizados que serão levados para nossa vida inteira. Gratidão demais é a nossa palavra para se resumir a todos os sentimentos, a todas as irmãs que aqui passaram deixaram  sementes que hoje estão sendo cultivadas. Desejamos tudo de mais lindo na caminhada de vocês, muito obrigada por tudo”.

Maria Vitória (Grupo Amigos de Dom Bosco – Paulo Afonso/BA)

“Estes últimos anos foram inesquecíveis, de fato, foi algo marcante em minha vida e acredito que os meus amigos do Grupo Amigos de Dom Bosco partilham da mesma opinião. Estar com as Irmãs Salesianas é muito gratificante e isso se dá em razão da alegria, amor e carinho que elas manifestam aos jovens. Com seu olhar carinhoso e sem julgamentos, aos pouquinhos conquistam os corações dos mais tímidos e arredios, e quando nos damos conta, estamos encantados pela forma como veem a vida e como nos ensinam através de sua Espiritualidade a amar e honrar ao nosso Senhor Jesus Cristo. Nos últimos dias, participamos de muitos encontros e celebrações com elas. No dia 27 de dezembro de 2021, nós nos juntamos com os demais grupos da AJS Paulo Afonso para celebrar a oficialização do Conselho Local. Participamos da Santa Missa e ao final partilhamos com os demais colegas o lanche. Também assistimos uma bela homenagem em vídeo que mostrava várias fotos de ações encontros de todos os grupos. No dia 14 de janeiro de 2022 aconteceu o último encontro do nosso Grupo Amigos de Dom Bosco com as irmãs que se encontram aqui em Paulo Afonso, Ir. Nair e Ir. Isaura. Estamos com os coraçõezinhos apertados e também já cheios de saudades, mas, entendemos que faz parte da vida missionária e que um pouquinho de cada um de nós irá com elas, assim como todas que passaram por aqui, deixaram suas sementinhas plantadas. As irmãs com certeza deixam saudades, uma vez que estão marcadas em nossa história de vida e na história do nosso grupo de jovens que foi fundado por elas, e em virtude disso carrega o nome de Dom Bosco, também deixam muitas lembranças e aprendizados que levaremos conosco durante nossas vidas, como certeza do amor de Cristo e de sua Divina providência.”

Valdejane Conceição (Grupo Amigos de Dom Bosco – Paulo Afonso/BA)

“Estamos vivenciando depois de 35 anos da permanência das Irmãs Salesianas na cidade de Paulo Afonso/BA, especialmente nos bairros Centenário e Siriema o fechamento da casa. Foram 35 anos de acompanhamento às famílias, grupos, particularmente na catequese e com a juventude. Foi uma experiência inesquecível para a vida da comunidade. As Irmãs sempre foram presentes em todos os momentos, alegres e tristes. Vivemos muitas festas do padroeiro Sagrado Coração de Jesus aqui no bairro Centenário, muitas lutas, especialmente na criação da Associação de moradores (AMBACEN). As Irmãs com o seu carisma, sempre nos orientaram incansavelmente. Só temos que agradecer a Deus por tudo e desejar que a congregação continue na luta do dia a dia em outras comunidades.”

André Vicente (Coordenador dos Salesianos Cooperadores/as de Paulo Afonso/BA)


Veja Também

Acolhida à Ir. Izaura – Teresina/PI

No dia 31 de janeiro, na festa de Dom Bosco, a comunidade da Paróquia...

Agradecimento à Ir. Fátima – Teresina/PI

No dia 20 de janeiro, na Matriz de Santa Luzia Teresina/PI, a comunidade se...

Solenidade de Dom Bosco – Penedo

Encerramos o mês de janeiro realizando o encontro com as mães dos nossos atendidos....

Aniversário de Profissão Religiosa – Penedo

Pela manhã realizou-se no Centro Juvenil Maria Auxiliadora, a Celebração Eucarística em honra a...