Juventude do Nordeste vivencia a Paixão, morte e ressurreição de Jesus na Páscoa Juvenil Salesiana de forma online

Publicado em 12/04/2021 | Atualizado em 12/04/2021 | Por: Por Equipe de Comunicação da AJS Nordeste da Inspetoria Maria Auxiliadora

 Por Equipe de Comunicação da AJS Nordeste da Inspetoria Maria Auxiliadora

A Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo é a maior Celebração Litúrgica para nós católicos. É tempo de sepultarmos tudo que nos distancia de Cristo e ressuscitarmos tudo aquilo que é bom e agrada a Deus. E para bem celebrarmos este momento tão significativo, a Articulação da Juventude Salesiana da Inspetoria Maria Auxiliadora do Nordeste, pertencente às Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas), vivenciou a experiência da Páscoa Juvenil Salesiana dos dias 01 a 04 de abril, com sua edição especial online que foi transmitida pelo seu canal no YouTube (@AJS Nordeste FMA), envolvendo os diversos grupos da AJS das ao longo de toda a programação que foi protagonizada pelos jovens.

Na Quinta-feira Santa, a programação recordou o mandamento do amor deixado por Jesus através do gesto do lava pés e da instituição da Eucaristia. Para isso houve um momento de abertura, cuja animação foi feita pela AJS do Maciço de Baturité – CE. Em seguida a Inspetora Irmã Adriana Gomes, FMA deixou sua palavra motivadora refletindo a dimensão do amor que é vivida no tríduo Pascal deixando um lembrete especial: “Nunca esqueçamos que nossa Igreja é a Igreja da toalha, ou seja uma Igreja servidora.” Depois da fala de Ir. Adriana, foi feito uma catequese com a delegada da Pastoral Juvenil da Inspetoria, Irmã Claudiane Cavalcante, FMA que destacou o significado da quinta-feira santa dentro do tríduo pascal. Depois desse momento, houve a Adoração ao Santíssimo Sacramento dirigido pela AJS da Serra do Mel.

Na sexta-feira santa, os jovens com a colaboração das casas de Natal – RN, Gravatá – PE, Paulo Afonso – BA e Recife – PE, refletiram e rezaram os passos de Jesus até o calvário através da Via Sacra. Foi um momento único de reflexão, oração e encontro com Jesus que por amor se entregou e morreu na Cruz pela nossa salvação.

O Sábado Santo é um dia marcado pelo silêncio e pelo sepulcro com o Senhor morto. Neste dia, a programação iniciou com uma catequese realizada por Ir. Natalia Gomes, que refletiu sobre a preparação à grande vigília pascal, em seguida foi feito um momento orante recordando as várias situações de morte em nossa sociedade, bem como o abandono dos jovens que são largados à própria sorte, mas que se configuram também ao Cristo ressuscitado que traz vida e esperança ao mundo. Esse momento foi feito com a colaboração dos jovens de Fortaleza – CE e Petrolina – PE.

Para a finalizar o evento, no domingo, festejando a solenidade da ressurreição de Jesus, foi transmitida da casa de formação das Filhas de Maria Auxiliadora em Recife – PE a Celebração Eucarística, presidida pelo Padre José Júnior, SDB. Durante a celebração, a liturgia foi animada pelas jovens formandas e os jovens da AJS do Maciço de Baturité/CE, Teresina/PI e de Penedo/AL.

A Páscoa Juvenil Salesiana, sem dúvida foi um momento de grande riqueza espiritual. Durante a programação, foi possível rezar o mistério pascal de Cristo, confrontado com toda a situação de pandemia que estamos enfrentando, e também encher o coração de alegria e esperança com o Cristo que se encontra vivo e ressuscitado no coração de cada jovem.


Veja Também

Acolhida à Ir. Izaura – Teresina/PI

No dia 31 de janeiro, na festa de Dom Bosco, a comunidade da Paróquia...

Agradecimento à Ir. Fátima – Teresina/PI

No dia 20 de janeiro, na Matriz de Santa Luzia Teresina/PI, a comunidade se...

Solenidade de Dom Bosco – Penedo

Encerramos o mês de janeiro realizando o encontro com as mães dos nossos atendidos....

Aniversário de Profissão Religiosa – Penedo

Pela manhã realizou-se no Centro Juvenil Maria Auxiliadora, a Celebração Eucarística em honra a...